Eleições 2008: Rio x São Paulo Qual cidade está melhor representada?

Eleições 2008

Eleições 2008

Olá amigos e leitores do Acorda Brasil. Em ano de eleição o Acorda Brasil emite sua opnião sobre os principais canditatos à prefeitura das duas cidades mais importantes do país.

O nosso objetivo é verificar quais das duas cidades possuem candidatos mais capacitados para enfrentar os problemas apresentados.

Em São Paulo a disputa é entre Marta Suplicy, Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab e Paulo Maluf. Já no Rio de Janeiro a disputa fica entre Marcelo Crivella, Eduardo Paes, Jandira Feghali e Fernando Gabeira.

Intenção de votos segundo o Datafolha para Prefeitura de São Paulo:

MARTA SUPLICY:=================>>>>>>>   41%

GERALDO ALCKMIN: =========>>> 24 %

GILBERTO KASSAB: =====>>>> 14 %

PAULO MALUF: ====>>> 9 %

Intenção de votos segundo o Datafolha para Prefeitura do Rio de Janeiro:

MARCELO CRIVELLA:================>>>>>>>  20 %

EDUARDO PAES: ================>>>> 17 %

JANDIRA FEGHALI: ========>>>> 15 %

FERNANDO GABEIRA: =====>> 8 %

Observando o desempenho dos candidados o Acorda Brasil acredita que a eleição de São Paulo deve mesmo ser decidida entre Marta e Alckmim com Marta levando grande vantagem para o segundo turno. Acreditamos que Marta tem competência e fez um bom governo em São Paulo quando esteve por lá.

Principais realizações do candidato que lidera a pesquisa nas áreas de Transporte, Educação, Saúde e Segurança:

Nos quatro anos em que esteve à frente da prefeitura de São Paulo, Marta implantou serviços e realizou obras que mudaram para melhor o perfil da cidade. Conheça alguns:

Marta

Marta

Transporte:

– Criação e implantação do Bilhete Único. Poucas vezes uma idéia beneficiou tanta gente – trabalhadores, estudantes, donas-de-casa, gente em busca de trabalho, toda a população. Com o Bilhete Único, as pessoas passaram a usar o transporte público com mais conforto, mais rapidez e pagando menos. Hoje, é adotado em várias partes do Brasil.

– Reestruturação do sistema de transportes do município, implantando um modelo baseado na combinação de linhas estruturais e locais, integradas através do Bilhete Único.

– Construção de 10 novos terminais, equipados com câmeras, centros de controle, telões e painéis de mensagem.

Educação:

– Criação e implantação dos CEUs – Centros Educacionais Unificados, estabelecendo um novo paradigma para a educação pública brasileira. Educação, cultura, esporte e lazer reunidos no mesmo espaço, com intensa participação dos alunos, dos pais e da comunidade. Foram construídos 21 CEUs nas regiões mais carentes da cidade e dada a largada para a implantação de outras 24 unidades.

– Distribuição de um milhão de kits com material didático e de outros dois milhões de kits com uniformes. Tudo de qualidade e de graça, distribuído ano a ano. Uma ação inédita de Marta, copiada por boa parte das prefeituras brasileiras.

– Criação do Programa Vai e Volta: transporte gratuito para ir à escola e voltar para casa, beneficiando 114 mil crianças.

Saúde:

– Implantação de 249 UBS – Unidades Básicas de Saúde, a maioria delas na periferia.

– Aumento da infra-estrutura da rede municipal de saúde para 596 unidades.

– Ampliação dos serviços de saúde nas regiões mais carentes de São Paulo. O número de equipes do Programa Saúde da Família cresceu de 217, em 2001, para 800, em 2004. Com isso, o Programa passou a atender 27% da população, chegando aonde nunca havia chegado.

Segurança:

– Criação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

– Construção de 43 Bases Comunitárias de Segurança, funcionando 24 horas.

– Aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana.

– Aquisição de 261 novas viaturas, 164 motocicletas e 160 bicicletas.

– Criação do Centro de Formação em Segurança Urbana, para preparar a Guarda Civil Metropolitana para o exercício de uma segurança cidadã, preventiva e democrática.

– Redução da violência como resultado das políticas sociais, em especial nos distritos beneficiados pelos CEUs e pelos programas Renda Mínima e Bolsa Trabalho.

Acreditamos que a eleição para prefeitura do Rio de Janeira está mais acirrada. Mas devem mesmo ir para o Segundo Turno Crivella e Paes. Crivella leva ligeira vantagem.

Crivella

Crivella

Saúde:

Postos de saúde 24 horas
Manterei os Postos de Saúde abertos 24 horas, começando pelos bairros mais carentes.
Assim, os problemas de saúde mais simples serão atendidos de imediato, perto de casa, em vez
de parar nas emergências dos grandes hospitais.

Programa Saúde do Idoso
Vou levar a sério o Programa de Saúde do Idoso, que é uma política do Sistema Único de
Saúde (SUS): garantir atenção integral à saúde da população idosa, com envelhecimento saudável
e ativo. Atualmente, 16% da população carioca –quase 1 milhão de pessoas – possuem mais de
60 anos de idade. Vou cuidar das doenças do idoso, e melhorar sua qualidade vida, com ações
preventivas e educativas.

Urgências e emergências
Os serviços de urgência e emergência são hoje os mais procurados, porque não há um
trabalho efetivo de medicina preventiva. Ampliando o Programa Saúde da Família e com os
Postos de Saúde abertos 24 horas por dia, aparelhados para atendimentos de urgência, a procura
dos Hospitais de Emergência vai diminuir.

Educação:

Transporte escolar
Vou ampliar o programa de transporte escolar gratuito para o aluno e seu acompanhante.
O cartão RIOCARD será recarregado mensalmente e usado pelo aluno uniformizado, ou seu
acompanhante, inclusive no período de férias, para ida e volta da escola e também para visitas
a museus, bibliotecas, galerias de artes e outros eventos, ampliando seu horizonte educacional
e cultural.

Valorização dos alunos da rede pública
O aluno da escola pública terá mais apoio, mais motivação e vai obter melhores resultados.
Além de boa escola, transporte gratuito e merenda de qualidade, todos os 750 mil alunos da rede
municipal de ensino receberão o novo Kit do Aluno: uniforme completo, mochila de estudante
e material escolar básico. Com o Projeto Zona Franca Social, a produção dos materiais e uniformes
escolares será feita perto da escola, utilizando mão-de-obra das próprias comunidades e o custo
será bem menor para a Prefeitura.

Gestão participativa e democrática: Família na escola
Iremos redesenhar e fortalecer as representatividades locais através do Conselho
Escola-Comunidade (CEC), mobilizando pais, professores, alunos, funcionários e associações de
moradores, encaminhando soluções para itens variados como a compra de um material para
a escola ou o relacionamento entre alunos e professores.

Segurança:

Cooperação com o Sistema de Segurança Estadual
Vamos integrar esforços com o Estado, objetivando melhorar as ações preventivas. Dotar
a Guarda Municipal de arma de fogo não aumenta a proteção dos cidadãos. Mas a Guarda
Municipal pode cooperar com a Polícia Militar, ajudando a prevenir infrações, fazendo
a mediação de pequenos conflitos e impedindo a ocorrência de delitos de baixo potencial ofensivo.

• A reordenação do comércio ambulante, permitindo o trânsito livre de pedestres nas calçadas;
• A reorganização do trânsito e o aperfeiçoamento da sinalização;
• A manutenção da limpeza da cidade, obrigando a todos o cumprimento da legislação de
posturas municipais;

Transporte

• Túnel da Grota Funda e duplicação da Avenida das Américas e da Estrada da Pedra
A construção do Túnel da Grota Funda, a duplicação da Estrada da Pedra, e do restante da Avenida
das Américas vão criar um corredor viário integrando Santa Cruz, Barra de Guaratiba, Pedra de
Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, encurtando o trajeto que, hoje em dia,
é feito pela serra.

• Ligação expressa Via Light-Av. Brasil
Outra obra importante é a ligação entre Via Light, a partir da Estrada do Rio do Pau, na Pavuna,
à Av. Brasil, em Barros Filho, para que tenhamos uma ligação rápida entre a Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu, Nilópolis, Olinda etc.) à Avenida Brasil, e vice-versa. Isto vai permitir desafogar
o trânsito, tanto na região do Trevo das Margaridas, quanto no centro da Pavuna: será uma pista
de 4,5 Km de alta segurança, para um fluxo rápido e contínuo.

Tarifa social
Vou criar a Tarifa Social nos fins de semana, reduzindo o preço da passagem em
50%. Durante a semana, o trabalhador usa seu vale-transporte, o RIOCARD – mas se for usar
o vale-transporte nos fins-de-semana, para o merecido lazer com sua família, acaba gastando
mais com transporte.

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