Transcrição do vôo da TAM…

 Caros leitores, estamos divulgando a transcrição do vôo 3054 da TAM com o intuito de ajudar no esclarecimento do acidente e repassar as informações aos leitores do Acorda Brasil para que todos possam ter suas opniões diante do ocorrido.

Transcrição completa do vôo 3054 da TAM. Os últimos momentos do Airbus da TAM.

Às 18h43, o comandante do Airbus avisa que o avião opera apenas com um reverso. “Lembre-se, nós só temos um reverso”, alerta ao co-piloto, que responde, “sim, nós só temos o esquerdo”. Os minutos finais da gravação mostram que o piloto tentou desacelerar a aeronave. “Desacelera, desacelera”

18h18m24 – Piloto fala e em seguida um barulho. Microfone da cabine grava o pedido pede de abertura de porta.

Piloto: Está ok, tudo certo?

Comissário pergunta se está tudo certo na cabine e onde o avião está pousando.

Piloto: Congonhas (…) Lembre-se, nós só temos um reverso.

Co-piloto: Sim, nós só temos o esquerdo. Checado piloto automático. Flaps. Velocidade checada.

Piloto: Ok. Vamos interceptar o localizador TAM 3054.

Torre: Boa noite. TAM 3054, reduza a velocidade para aproximação.

Co-piloto: Flaps. Velocidade checada.

Piloto: Aqui é TAM 3054.

Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação. Vou reportar quando estiver claro, OK? Autorizado.

Piloto: Boa noite, reduzindo para o mínimo possível.

(som do trem de pouso descendo)

Co-piloto: Flaps. Velocidade checada.

(…)

Co-piloto: Velocidade verificada. Flaps a total. Checagem final em espera.

(Avião voa a 6 mil pés)

(Som do pára-brisa funcionando e da chuva)

Piloto: Cabine está preparando para pousar. Equipe de cabine avisada. Auto-trust (sistema automático de potência). Aterrissando (…)

Co-piloto: Monitor da aeronave de checagem centralizada. Checando o status da memória. Aterrisando (…) Ok…

Piloto: Ok.

Co-piloto: O quê?

Piloto: Ok…

Co-piloto: Sistema completo.

Piloto: A pista de chegada à vista. Pousando.

Co-piloto: Pergunte à torre sobre a condição da pista e se a pista está segura.

Piloto: TAM, poderia confirmar condições? Pista está molhada. Está escorregadia? Reportarei que a 3054 está liberada. Aeronave está começando a partir a decolagem.

Torre: Molhado e escorregadio.

Piloto: Aeronave está começando a correr.

Torre: TAM 3054, (…) autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia.

Piloto: Checado 3054. O pouso está liberado?

Torre: Está liberado.

(som do piloto automático desconectando)

Piloto: Inibir o som para mim, por favor.

(Som de três cliques indicando reversão para o modo de aproximação de vôo manual)

Piloto: Iniba a descida para mim.

Co-piloto: Inibido.

Alerta da cabine: Reduza

(som do acelerador e do aumento do barulho do motor, seguido por forte barulho do toque da aeronave na pista)

Piloto: Reverso nº 1 apenas. Spoilers nada

Co-piloto: Olha isso! Desacelera, desacelera, desacelera!

Piloto: Não consigo! Não consigo!

Co-piloto: Acelera! Vira, vira, vira. Pára… Vira, vira…

(Som de barulho de batida)

Piloto: Ah não!

(Pausa nos barulhos de batida)

(Gritos)

(Som de batida)

(Fim do som de batida)

O Acorda Brasil continuará acompanhando atentamente as investigações e nossas opniões continuarão sendo emitidas a respeito de cada fato novo descoberto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: